Projeto Aquarela Brasileira

Aprenda mais sobre o Brasil com essas aulas culturais!

O Projeto Aquarela Brasileira é uma parceria entre o Brasileirices e a Camaleão Idiomas.

Canal Brasileirices_LOGO_FINAL-02.png
WhatsApp Image 2021-01-11 at 05.14.50.jp

O projeto consiste em aulas on-line independentes com duração de duas horas cada, ministradas pela Professora Camilla Wootton Villela (Brasileirices) e pelo Professor Vinicius Guarilha (Camaleão Idiomas), sobre temas culturais específicos que fazem parte do Brasil e do universo do Português como Língua Estrangeira (PLE). 

  • As aulas de 2021 vão acontecer sempre aos sábados (um sábado por mês, das 10h às 12h de Brasília) e vão abordar os temas: carnaval, mulheres brasileiras notáveis, café, cinema brasileiro, festa junina, folclore brasileiro, invenções brasileiras, Turma da Mônica, racismo e religiões no Brasil.

  • Os encontros serão realizados de maneira on-line, gravados e enviados aos inscritos que não puderem participar ao vivo.

  • Todas as aulas serão realizadas em português, portanto, o aluno que participar deve ter a partir do nível intermediário de conhecimento em língua portuguesa.

  • O aluno pode se inscrever nas aulas que tiver mais interesse, pois essas aulas acontecem de maneira autônoma.

Veja abaixo os temas e datas disponíveis e faça sua inscrição!

Link direto para compra: www.sympla.com.br/brasileirices  

Primeiro semestre/2021

Bateristas de carnaval

O Carnaval no Brasil 

20/fevereiro, das 10h às 12h de Brasília

Image by Devin Avery

História e aspectos culturais do café no Brasil

10/abril, das 10h às 12h de Brasília

Festa Junina

As festas juninas no Brasil

26/junho, das 10h às 12h de Brasília

mahin-header-1559592732-promo-large.jpg

Mulheres brasileiras notáveis

13/março, das 10h às 12h de Brasília

Cinema_edited.jpg

Cinema brasileiro

15/maio, das 10h às 12h de Brasília

Segundo semestre/2021

unnamed.png

O folclore brasileiro

21/agosto, das 10h às 12h de Brasília

Turma_da_Mônica.jpg

Turma da Mônica

16/outubro, das 10h às 12h de Brasília

Religiões no Brasil

11/dezembro, das 10h às 12h de Brasília

download.jpeg

Invenções brasileiras

18/setembro, das 10h às 12h de Brasília

Image by Markus Spiske

Racismo no Brasil

13/novembro, das 10h às 12h de Brasília

Sobre os professores

Camilla Wootton Villela

Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pela Universidade do Porto (Portugal) e também mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Atua como professora de Português para Estrangeiros (PLE) desde 2012. Já trabalhou como professora em escolas de idiomas e atualmente ministra aulas a universidades, empresas multinacionais e consulados. Ministra aulas presenciais em São Paulo, on-line e palestras para professores de PLE. Foi avaliadora da parte oral do Celpe-Bras, exame de proficiência em língua portuguesa, e trabalha com preparatório para o exame. É sócia-fundadora do Grupo Sou Brasil, no qual ministra cursos de formação a professores de PLE. É autora dos seguintes materiais didáticos de PLE: "Jogo das Preposições", "Blá-blá-blá! 50 temas para aulas de conversação", "Viajando pelo Brasil: as cinco regiões" e "Adivinha quem é". Idealizou o Brasileirices, canal no Youtube no qual ensina português a estrangeiros e compartilha informações sobre a cultura brasileira e o universo do PLE. 

WhatsApp%20Image%202021-01-11%20at%2009.

Vinicius Guarilha

Licenciado em Letras Português-Francês pela Universidade Jean Jaurès de Toulouse, França, e mestre pela Universidade de Lisboa, Portugal. Anteriormente, estudou Artes Dramáticas e se dedicou à carreira de ator de teatro. Possui mais de 10 anos de experiência internacional como professor de PLE no Brasil, na França, em Portugal e na Romênia e como ator em países como França, Colômbia, Chile, Argentina e Peru. 

Atuou durante 2 anos como professor do corpo diplomático da embaixada da Colômbia em Brasília. Atualmente, é professor-pesquisador na Casa do Brasil da Babes-Bolyai University, em Cluj, na Romênia, e é proprietário da Camaleão Idiomas, onde se dedica ao ensino de PLE a alunos dos mais variados países. É apaixonado pelo ensino da língua portuguesa e da cultura brasileira.