top of page
_edited.png

Quem sou eu

Camilla Wootton Villela

Comecei minha jornada de ensino de Português para Estrangeiros (PLE) em 2012 e em 2015, criei o Brasileirices, meu canal no YouTube que ensina português e cultura brasileira a alunos e alunas de todo o mundo. Também sou autora de materiais didáticos que levam os/as estudantes do conforto da sala de aula para situações reais do cotidiano com brasileiros e brasileiras reais, e sócia-fundadora do Grupo Sou Brasil, empresa que oferece cursos e consultorias a professores e professoras de PLE.

Sou licenciada em Letras-Português e mestra em Literatura, com foco em literatura brasileira, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Além disso, estudei literatura lusófona na Universidade do Porto, Portugal. Por causa da minha formação, sempre há cultura nas minhas aulas. De Anitta a Amado!

 

Tenho experiência com aulas de Português para Estrangeiros em embaixadas, consulados, universidades, institutos de idiomas, empresas multinacionais e aulas on-line particulares. Fui avaliadora da parte oral do Celpe-Bras, exame de proficiência em língua portuguesa, e ministro cursos preparatórios para o exame.

O grande Paulo Freire disse: "Enquanto ensino continuo procurando". Como professora, nunca paro de aprender. E já aprendi muito ensinando alunos e alunas de mais 40 países diferentes, com culturas diversas. Por isso, seja qual for o país e área de trabalho do/da estudante, trabalhamos em estreita colaboração para levá-los para onde precisam e desejam.

Falo inglês, espanhol e estou aprendendo francês. E quando não estou ensinando ou produzindo conteúdo, provavelmente estou de bicicleta, pedalando por novas paisagens! 

Foto%25252520Camilla%25252520Brasileirices_edited_edited_edited_edited.png

"Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade."

Paulo Freire, patrono da educação brasileira

bottom of page