• Camilla Wootton Villela

Como falar sem sotaque estrangeiro?

É muito comum que meus alunos me perguntem sobre como falar sem sotaque. Essa é, sem dúvida, uma grande aflição de muitos alunos e inscritos do canal. Camilla, como faço para falar sem sotaque?


Neste vídeo eu falei mais sobre o assunto e pontuei alguns fatos que considero importantes. Listarei-os logo abaixo e, em seguida, deixarei o vídeo para quem ainda não viu.

  • Entenda: TODOS TÊM SOTAQUE! E existem dezenas deles no Brasil. Dito isso, é de extrema importância que você entenda que não existe "o sotaque mais correto", "o português mais correto". Essa é uma grande ilusão, além de ser um enorme preconceito linguístico. Cada sotaque tem sua beleza e particularidades.

  • SOTAQUES SÃO MARAVILHOSOS! Eles expressam a sua identidade e nada pode ser mais poderoso do que isso.

  • Se você tem muito sotaque estrangeiro e acha que isso atrapalha os brasileiros de te entenderem, a questão é diferente. É importante estudar, dominar a pronúncia e a entonação do português. Mas TENHA PACIÊNCIA! Nada vai acontecer do dia para a noite, esse aprendizado é um processo que poderá demorar um pouquinho, e somente após muita prática.



Algumas dicas:

  1. Escolha uma variação. De qual sotaque você quer se aproximar? Evite misturar sotaques, porque isso pode dificultar o entendimento.

  2. Pratique sua escuta. Crie o hábito de se gravar. Esse exercício é muito interessante e tem ótimos resultados, pois será o momento de você se escutar. Outra possibilidade é assistir a um vídeo no Youtube. Então, pause, repita o que foi falado, ouça-se, compare... a autoanálise é fundamental!

  3. Pratique com nativos. E peça para eles te corrigirem. Brasileiros não costumam fazer isso, mas nada como pedir com jeitinho...

  4. Preste atenção na entonação. Uma entonação "incorreta" pode confundir os falantes nativos ou até te fazer pronunciar palavras incorretas.

  5. E a última: desencane! Não faça o sotaque ser um problema para você. Tá tudo bem :)

44 visualizações0 comentário