• Camilla Wootton Villela

Principais usos das preposições PARA e POR

Preposição sempre é um tema complicado, não é mesmo?

E desde que criei o Jogo das Preposições, noto que meus alunos estrangeiros têm mais dificuldades especialmente com as preposições "para" e "por". Por isso, compartilho com vocês um breve resumo dos seus principais usos. Ao final, alguns exercícios...

Vamos lá?


Usos de PARA


1. Indicar direção, destino Vamos para São Paulo no próximo mês. Eles foram para fora da casa. Vamos para lá?


2. Indicar intenção, objetivo, finalidade Lúcia estuda para ser engenheira. Pedro faz pós-graduação para se especializar em sua área. Este presente é para a sua mãe.


3. Indicar limite de tempo Aquele trabalho é para amanhã. Tenho uma consulta no dentista marcada para quarta-feira.


4. Indicar opinião pessoal Para mim, Guaraná é melhor do que Coca. Para ele, as regras da empresa precisam mudar.


Dicas: *Lembre-se que informalmente também é possível dizer: pra, pro, pras, pros. *Quando indicar direção, lembre-se de verbos de movimento, como: ir para; viajar para; dirigir-se para; mudar-se para.


Usos de POR


1. Indicar o meio (através de) Vamos fazer aula de português pela internet? Os arquivos foram enviados por e-mail. A secretária irá passar as informações por telefone. 2. Indicar autoria Aquele bolo foi feito por mim. “Dom Casmurro” foi escrito por Machado de Assis. 3. Indicar causa João ficou feliz por conseguir um novo emprego. Ele não continuou a discussão por respeito (a causa de não continuar a discussão é o respeito). 4. Indicar um caminho, movimento ao redor de um lugar Meu sonho é viajar pelo mundo. Patrícia andou pelo Parque Ibirapuera. Tem algum supermercado por aqui? 5. Indicar trocas ou substituições Poderia trocar o vestido branco pelo amarelo? Paguei vinte reais pelo livro. Ela vai fazer a apresentação por mim (no meu lugar). 6. Indicar taxa (per) ou frequência O cinema custa vinte reais por pessoa. As aulas de capoeira acontecem duas vezes por semana. 7. Indicar duração (ao longo de) Júlia vai morar em Portugal por seis meses. Fiquei na fila do museu por duas horas.

Dicas: * Lembre-se de contrações como: pelo, pela, pelos, pelas. * Lembre-se que utilizamos “por que” para realizar perguntas, por exemplo: “por que você não foi ao teatro ontem?”.


Vamos praticar?


A) Preencha as lacunas a seguir com PARA ou POR. Quando necessário, lembre-se das contrações. 1. Comprei este anel _____ meu namorado. 2. Passei _____ avenida Paulista para chegar ao trabalho. 3. O show custa cinquenta reais _____ pessoa. 4. “Quem fez este pão de queijo?”; “O pão de queijo foi feito _____ Dona Ana. Estão uma delícia!”. 5. Miguel faz mestrado _____ no futuro ministrar aulas na universidade. 6. _____ nós, morar perto do metrô é essencial, pois não temos carro. 7. Estudei chinês _____ cinco anos. 8. Vou perguntar ao professor se podemos trocar a aula de terça-feira _____ quinta-feira. 9. Meu relatório é _____ o fim da semana. 10. Minha amiga ficou triste _____ não conseguir um ingresso para o show. B) Veja as frases a seguir e explique a diferença entre elas. 1. Mônica foi pelo corredor x Mônica foi para o corredor. Qual é a diferença? 2. Rodrigo passou pelo Rio de Janeiro x Rodrigo foi para o Rio de Janeiro. Qual é a diferença? C) Você consegue fazer uma frase com diversas preposições? Conte sobre como foi o seu dia ontem e tente incluir muuuitas preposições!


Exemplo: ontem eu comprei um café por R$3,00 e depois eu fui para a escola de português de metrô com os meus amigos.


Espero que esses exemplos e exercícios ajudem nos seus estudos sobre preposição! Abraços e até a próxima!









Respostas:


A)

  1. para

  2. pela

  3. por

  4. por/pela

  5. para

  6. para

  7. por

  8. por

  9. para

  10. por


B)

  1. Mônica utilizou o corredor como meio para ir de um ponto a outro x O destino final da Mônica era o corredor.

  2. Rodrigo saiu de uma cidade e foi para outra, passando pelo Rio de Janeiro durante o caminho x O destino final do Rodrigo era o Rio de Janeiro.

162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2021 por Brasileirices.