• Camilla Wootton Villela

Por que 12 de junho é dia dos namorados no Brasil?

Essa data existe apenas no Brasil, e o motivo não é nada romântico...


❤️❤️❤️


Enquanto a maioria do mundo celebra o dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim, ao lado de seus parceiros, o Brasil escolheu o dia 12 de junho. Aliás, poucos brasileiros sabem que o dia 14 de fevereiro é o dia de São Valentim...


Enquanto o dia de São Valentim vem de uma tradição medieval, o nosso 12 de junho surgiu por uma razão bastante... comercial. A data foi uma criação da agência de publicidade de João Doria, pai do político paulistano João Doria Jr.


Segundo o site Aventuras na História, tudo aconteceu em 1948, "quando a Standart Propaganda recebeu um trabalho da Exposição Patriarca e Modas Clipper, lojas de roupas. Eles queriam impulsionar as vendas em junho, mas o mês não tinha nenhuma data como Natal ou Dia das Mães para convencer o povo a comprar".


Então, Doria trouxe o São Valentim, que não era celebrado no Brasil, e simplesmente criou um anúncio dizendo que 12 de junho era o Dia dos Namorados. Assim os namorados correram para as lojas para comprarem presentes a seus amores.


Veja este anúncio da época:

Fonte: Aventuras na História.

Link: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/historia-a-origem-do-dia-dos-namorados.phtml



Além disso, dois outros motivos para o 12 de junho ser o dia dos namorados no Brasil são muito fortes: primeiro que a data é a véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho), que é um santo conhecido popularmente como casamenteiro. Segundo que em fevereiro, quando se comemora o dia de São Valentim, estamos começando o Carnaval no Brasil. Seria muita concorrência... hahaha.


Realmente precisavam de junho, época do início do inverno no país e das festas juninas. Dessa forma o comércio aqueceu com a fogueira do São João! São João, São João, acende a fogueira do meu coração...



Visite o Instagram do Brasileirices para aprender mais vocabulário relacionado ao tema:

https://www.instagram.com/canalbrasileirices


200 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo