Essa data existe apenas no Brasil, e o motivo não é nada romântico...
❤️❤️❤️
Enquanto a maioria do mundo celebra o dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim, ao lado de seus parceiros, o Brasil escolheu o dia 12 de junho. Aliás, poucos brasileiros sabem que o dia 14 de fevereiro é o dia de São Valentim...
Enquanto o dia de São Valentim vem de uma tradição medieval, o nosso 12 de junho surgiu por uma razão bastante... comercial. A data foi uma criação da agência de publicidade de João Doria, pai do político paulistano João Doria Jr.
Segundo o site Aventuras na História, tudo aconteceu em 1948, "quando a Standart Propaganda recebeu um trabalho da Exposição Patriarca e Modas Clipper, lojas de roupas. Eles queriam impulsionar as vendas em junho, mas o mês não tinha nenhuma data como Natal ou Dia das Mães para convencer o povo a comprar".
Então, Doria trouxe o São Valentim, que não era celebrado no Brasil, e simplesmente criou um anúncio dizendo que 12 de junho era o Dia dos Namorados. Assim os namorados correram para as lojas para comprarem presentes a seus amores.
Veja este anúncio da época:
Fonte: Aventuras na História.
Além disso, dois outros motivos para o 12 de junho ser o dia dos namorados no Brasil são muito fortes: primeiro que a data é a véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho), que é um santo conhecido popularmente como casamenteiro. Segundo que em fevereiro, quando se comemora o dia de São Valentim, estamos começando o Carnaval no Brasil. Seria muita concorrência... hahaha.
Realmente precisavam de junho, época do início do inverno no país e das festas juninas. Dessa forma o comércio aqueceu com a fogueira do São João! São João, São João, acende a fogueira do meu coração...
Visite o Instagram do Brasileirices para aprender mais vocabulário relacionado ao tema:
コメント